Guia de alimentação para ciclistas: 5 alimentos para imunidade

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Mantendo hábitos saudáveis, é possível não só potencializar seu rendimento nos treinos, mas também fortalecer o corpo e torná-lo mais efetivo contra doenças e lesões. E a principal forma de conseguir isso, é através dos alimentos para imunidade.

 

Todos os benefícios do ciclismo para a saúde se tornam muito maiores quando a prática do exercício é aliada à uma alimentação saudável e balanceada.

 

Se você quer aprender quais os melhores alimentos para imunidade, continue lendo este artigo. Você também vai descobrir dicas fundamentais para ter um treino eficiente e garantir todo o seu potencial na pedalada.

Nunca saia para o treino sem se alimentar

Ainda que manter uma alimentação saudável seja fundamental, só isso não é o bastante. Muitos ciclistas esquecem da importância que uma boa alimentação pré-treino tem na prática do exercício.

A alimentação para ciclistas exige uma boa quantidade de carboidratos, dando preferência para frutas como a maçã e morango, além de biscoitos com baixa taxa de açúcar e gordura, como os integrais.

Além disso, evite ingerir muitas proteínas antes do treino. Logo a seguir, ainda neste artigo, você vai descobrir a grande importância da proteína para seu sistema imunológico, mas no pré-treino, elas podem mais atrapalhar do que ajudar.

Se hidrate bastante

O segundo passo para um treino eficiente, principalmente pensando em aproveitar o máximo dos benefícios da prática do ciclismo para a saúde, é com relação a hidratação.

 

Mesmo um treino curto pode te deixar desidratado, principalmente nos dias mais quentes. Nesse verão, evite sair para treinar durante os horários de maior incidência solar, como os horários de 2015102012390510h até 12h e 15h.

Use sempre roupas e acessórios adequados para cada estação do ano, também.

 

Além disso, leve uma boa quantidade de água e beba em espaços de tempo não muito longos. Dessa forma, você consegue evitar dores ao pedalar e ajuda seu sistema cardiorrespiratório a funcionar melhor.

 

Cuidado, porém, para não ingerir água demais, já que isso também pode provocar mal-estar e estragar seu treino.

 

Agora que você sabe qual a alimentação para ciclista ideal, do ponto de vista do treino, está na hora de descobrir como complementar suas refeições com alimentos para imunidade.

 

Abaixo, confira uma lista dos principais alimentos para imunidade e sua função dentro do corpo, além da importância que eles podem ter para quem pratica ciclismo.

1. Coma frutas cítricas

7j8joemnep2tpxlgavi1olui4Não há dúvidas de que um dos tipos de alimentos para imunidade mais eficiente são as as frutas cítricas. Ainda que elas não sejam muito úteis na hora do pré-treino, podem ser ingeridas quando você voltar da atividade física.

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são fundamentais em qualquer alimentação saudável. A vitamina C é um antioxidante importante, que rejuvenesce células do corpo e fortalece o sistema imunológico.

2. Use o alho nas principais refeições

O alho já é comum no tempero brasileiro, mas, acredite, ele nunca é demais. O alho, mesmo em pequenas dosesbenefícios-do-alho presentes na comida, é rico em zinco e selênio, que são os mais fortes aliados no combate da gripe e infecções.

 

Além de te ajudar a prevenir e combater o resfriado, o alho também tem um papel importante no fortalecimento do seu sistema imunológico.

3. Aposte no gengibre

Gengibre-super-alimentoTal como o alho, o gengibre também pode ser uma arma eficiente para combater infecções e gripes. Isso porque esse alimento possui uma função bactericida única.

Ele é rico também em vitamina C e B6, e pode ser usado no tempero da comida, em mistura com sucos e até o chá. É comum que pessoas utilizem o gengibre junto com o alho em chás poderosos para combater resfriados e até dores na garganta.

4. Coma alimentos ricos em zinco

O zinco é um grande aliado do nosso corpo, principalmente na hora de combater resfriados e gripes. Seu papel no fortalecimento do sistema imunológico também ganha bastante destaque, eZINCO
manter uma alimentação rica em leguminosas e sementes é fundamental.

 

Alguns exemplos de alimentos que devem fazer parte de suas refeições, é o feijão, ervilha e grão de bico, todas elas leguminosas com alta quantidade de zinco.

 

Entre as outras opções de alimentos para imunidade, também temos os cereais integrais e carne também ajudam seu corpo a resgatar a quantidade necessária desse nutriente tão importante.

5. Abasteça seu corpo de proteínas

alimentos-ricos-proteinaIngerir proteína é crucial para uma alimentação balanceada, mas ainda mais importante no caso de quem pedala. As proteínas ajudam seu corpo a fortalecer a musculatura, e protege seu corpo de lesões.

 

Além disso, a proteína também é o braço direito dos alimentos para imunidade, e auxilia o corpo a combater doenças, junto com os alimentos ricos em vitamina C.

 

Está pronto para aproveitar todas as vantagens do ciclismo e aumentar sua imunidade? Se você tiver outras sugestões ou dúvidas, deixe seu comentário abaixo!