Conheça um pouco sobre o Aro 29, Vantagens e desvantagens!

aro 299

As Bicicletas Aro 29 vivem uma verdadeira febre no momento. Hoje quem tem aro 26 sabe o quanto desvalorizou este tamanho de aro em relação à chegada do aro 29.

E visível os ganhos de se pedalar em uma bike com Aro 29… A roda maior traz diversos ganhos ao atleta.

aro 29

Com rodas maiores fica mais fácil de passarmos sobre obstáculos. Rodas maiores oferecem também uma maior área de contato com o solo o que ajuda nas curvas, na frenagem e na tração em terrenos difíceis.Na descida, as “rodonas” também levam vantagem sobre as rodas 26 pois descem mais rápido e mantém mais facilmente a velocidade conquistada.Hoje temos rodas de aro 29 quase tão leves quanto as aro 26 o que aproxima muito o desempenho das duas bicicletas.Uma das desvantagens das primeiras aro 29 era que as 29 não eram tão rápidas nas curvas e um pouco desajeitadas em single tracks muito fechados. Os fabricantes hoje conseguiram mudar a geometria da bike deixando-a bem mais rápida.

As vantagens principais do aro 29 são:

– Aumentar a área de contacto – curvas mais seguras e rápidas , melhor tração subindo e melhor frenagem. “Flutua” sobre a areia e terreno solto.

 

– Baixa pressão dos pneus devido ao maior volume de pneus.

 

– Maior ângulo  de ataque – Pedaladas mais suaves com menos resistência por cima de obstáculos.

 

– Grandes rodas embalam com mais facilidade.

 

– Menos resistência ao rolamento.

 

– Maior confiabilidade em  terreno técnico.

 

– Mais conforto e menos fadiga.

 

Desvantagens  do aro  29

As 29 são um pouquinho mais pesadas do que as 26, nas subidas, é importante atacar a subida com mais velocidade pois as “rodonas” são melhores de manter a velocidade. Em subidas mais íngremes isso pode ser uma desvantagem se o atleta deixar a velocidade cair muito e tiver que acelerar.

Outra desvantagem das aro 29, é para alguns ciclista menores que não se sentem confortáveis nas aro 29. Esse foi o caso do Nino Schurter que não se sentia confortável na 29 e pediu que a Scott desenvolvesse um aro intermediário, ai surgiu todo o buzz das 27,5.

Independente do tamanho de rodas que você escolher é importante considerar a sua relação de marchas.

Estamos vivendo uma pequena revolução também na relação das bicicletas, e isso pode te deixar confuso. Pra quem optar pelas aro 26 ou 27,5, indico uma relação 2×10 (ou 2×11), pois essa parece ser a melhor opção para a maioria das pessoas.

Já para aqueles que optarem pelas aro 29, é preciso ponderar um pouco. Apesar de muitos competidores de elite escolherem andar com uma relação 1×11 (ou 1×10), acredito que a maior parte do público deve escolher a relação com 2 coroas ou 3 coroas no caso dos iniciantes ou pessoas que vivem em regiões muito montanhosas.

Dúvidas sobre o tamanho da sua Bike? Confira nosso texto sobre isso.