Ciclismo: Entenda como aumentar sua velocidade média

capa

Com umas séries de dicas, é possível potencializar o treino e ganhar velocidade no ciclismo. E se você pretende participar de uma competição, esse ponto se torna ainda mais fundamental.

Ainda que não seja fácil, com determinação, esforço e – o mais importante – técnica, você consegue aumentar sua velocidade média durante a pedalada e correr muito mais do que você imagina que conseguiria.

 

Ajustar sua respiração e trabalhar treinos específicos para potencialização da resistência e força, são alguns dos passos que podem te ajudar a aumentar a velocidade. Mas não os únicos.

 

Mesmo sua postura enquanto pedala ou a calibragem do pneu podem influenciar no processo, e melhorá-los é fundamental para que você consiga aumentar a velocidade. Muitas vezes, você não está alcançando a velocidade que almeja por causa de algumas coisas fáceis de resolver.

 

Quer descobrir como ganhar velocidade e potencializar seus treinos? Confira algumas das nossas dicas e comece já o trabalho.

1. Verifique a calibragem dos pneus

enchendo pneuSeu primeiro passo, em qualquer treino ou passeio, é verificar a pressão dos pneus. Esse é um dos pontos que influenciam na hora de aumentar a velocidade, e um pneu mal calibrado pode significar muito mais esforço para alcançar velocidades mais altas.

 

Lembre-se que mesmo que você tenha conferido a pressão 2 dias atrás, conferir agora, quando for sair, continua sendo importante. Pequenas alterações no clima e até infiltrações podem esvaziar lentamente o pneu.

 

O ideal é que você tenha uma bomba em casa, para evitar maiores transtornos toda vez que for pedalar. Escolher uma boa bike também é determinante na hora de aumentar a velocidade enquanto pedala.

2. Aprenda a frear menos

Esse é o ponto mais óbvio, mas também necessário ser dito. Muitos ciclistas possuem um dedo pronto no freio, e freiam até mesmo quando não é tão necessário freie menos

 

Se você quer ganhar velocidade, precisa abdicar do freio e entender como controlar melhor a bike sem ele. Além de evitar o desgaste das pastilhas de freio, isso também te exigirá muito menos esforço físico nos treinos.

 

Claro, nem sempre isso é tão fácil de fazer. Alguns ciclistas possuem uma relação quase automática com o freio, e freiam sempre que se sentem um pouco inseguro. Se você for um desses ciclistas, tente ir aos poucos.

 

Em espaços mais amplos e vazios, treine aumentar a velocidade e parar de usar o freio. Experimente aos poucos, testando sua segurança em alcançar aquela velocidade e continuar sem o apoio do feio.

3. Dobre os cotovelos quando estiver pedalando

drobre os cotovelosMuito de sua velocidade não diz respeito à sua força nas pedaladas nem mesmo a aerodinâmica da bike (que influencia apenas 30% no ganho de velocidade).

 

Sua posição enquanto pedala é o ponto crucial, o mais importante, na hora de ganhar velocidade no ciclismo. Ao invés de sentar-se ereto, você deve dobrar o cotovelo e aproximar seu tronco do guidão. Dessa forma, você corta sua resistência ao vento e consegue aumentar a velocidade.

 

Tendo um controle maior da respiração, como ainda vamos apontar neste artigo, você consegue evitar as dores lombares e otimizar ainda mais sua velocidade nessa posição.

4. Perca peso

Se você já trabalha todos os passos para aumentar velocidade e otimizar sua pedalada, mas quer ir ainda mais longe, talvez esteja na hora de você pensar em perder peso.perca peso

 

Isso pode ser importante principalmente caso você queira participar de competições, onde a velocidade é um fator determinante, junto com a resistência e força.

 

Mas, lembre-se. Tudo deve ser feito pensando também na sua saúde, com uma alimentação adequada, suprindo não só a necessidade de energia do corpo, mas também focada em fortalecer o sistema imunológico e músculos.

5. Otimize sua respiração

respiraçãoAinda há alguns tópicos atrás, falamos sobre a importância da sua postura na hora de ganhar velocidade. Apesar de eficiente, é comum que a posição gera dores musculares e na região lombar, criando alguns problemas para ciclistas menos experientes.

Uma das formas mais práticas de evitar isso, ao mesmo tempo em que você ganha muito mais eficiência nos treinos, é trabalhando sua respiração corretamente.

Ao invés de expirar o ar com força e rapidamente, contraia o músculo do abdômen e deixe o oxigênio entrar e sair do seu corpo com mais naturalidade.

Trabalhar com exercícios para fortalecer seu sistema cardiorrespiratório também é fundamental para um treino eficiente.

 

Está pronto para ganhar velocidade de verdade durante os treinos? Não deixe de comentar sobre sua experiência ou até mesmo dúvidas relacionadas ao ciclismo!